TUTORIA

TUTORIA

TUTORIA

A tutoria é a base de toda a nossa atividade. Esta pode ser individual mas acontece, idealmente, inserida num pequeno grupo de trabalho em qualquer contexto. A tutoria é da responsabilidade de um tutor específico que, acompanha percurso do aluno e o introduz às pessoas e às atividades em que este participa. 

A tutoria é a base de toda a nossa atividade. Esta pode ser individual mas acontece, idealmente, inserida num pequeno grupo de trabalho em qualquer contexto. A tutoria é da responsabilidade de um tutor específico que, acompanha percurso do aluno e o introduz às pessoas e às atividades em que este participa. 

A tutoria é a base de toda a nossa atividade. Esta pode ser individual mas acontece, idealmente, inserida num pequeno grupo de trabalho em qualquer contexto. A tutoria é da responsabilidade de um tutor específico que, acompanha percurso do aluno e o introduz às pessoas e às atividades em que este participa. 

A tutoria desenvolve-se numa lógica de conquista de autonomia, enquadrada num qualquer contexto, seja nos estudos, no desporto, nas artes... Mas sempre com foco no desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

A tutoria desenvolve-se numa lógica de conquista de autonomia, enquadrada num qualquer contexto, seja nos estudos, no desporto, nas artes... Mas sempre com foco no desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

A tutoria desenvolve-se numa lógica de conquista de autonomia, enquadrada num qualquer contexto, seja nos estudos, no desporto, nas artes... Mas sempre com foco no desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Tutoria

As duas fases da tutoria:

As duas fases da tutoria:

As duas fases da tutoria:

Acompanhamento73

CONQUISTA

CONQUISTA

CONQUISTA

Fase de adaptação aos espaços e às pessoas, de definição de metas, objetivos e estratégias e, acima de tudo, de criação de vínculos. 

Fase de adaptação aos espaços e às pessoas, de definição de metas, objetivos e estratégias e, acima de tudo, de criação de vínculos. 

Fase de adaptação aos espaços e às pessoas, de definição de metas, objetivos e estratégias e, acima de tudo, de criação de vínculos. 

Acompanhamento21

AUTONOMIA

AUTONOMIA

AUTONOMIA

Pressupõe uma frequência,
quando justificada, mais autónoma por parte dos alunos nos espaços e nas atividades dinamizadas.

Pressupõe uma frequência,
quando justificada, mais autónoma por parte dos alunos nos espaços e nas atividades dinamizadas.

Pressupõe uma frequência,
quando justificada, mais autónoma por parte dos alunos nos espaços e nas atividades dinamizadas.

A decisão de passagem de uma fase para a outra é tomada com base, sobretudo, na existência de vínculos fortes e de acordo com as metas de cada aluno. Os alunos na segunda fase podem, também, contribuir para a atividade da Academia Ten dinamizando grupos e acompanhando outros alunos, mais novos ou mais recentes.
A decisão de passagem de uma fase para a outra é tomada com base, sobretudo, na existência de vínculos fortes e de acordo com as metas de cada aluno. Os alunos na segunda fase podem, também, contribuir para a atividade da Academia Ten dinamizando grupos e acompanhando outros alunos, mais novos ou mais recentes.
A decisão de passagem de uma fase para a outra é tomada com base, sobretudo, na existência de vínculos fortes e de acordo com as metas de cada aluno. Os alunos na segunda fase podem, também, contribuir para a atividade da Academia Ten dinamizando grupos e acompanhando outros alunos, mais novos ou mais recentes.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre as nossas actividades.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre as nossas actividades.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre as nossas actividades.

Contacto

PRIMEIRO CONTACTO

PRIMEIRO CONTACTO

PRIMEIRO CONTACTO

O processo de tutoria inicia-se com um primeiro contacto por parte das famílias e/ou, eventualmente, do próprio aluno. Esse contacto pode ser feito por email, telefone ou pessoalmente. No seguimento desse primeiro contacto, é pedida a descrição da situação por escrito e é agendada uma reunião com os pais e o aluno.

O processo de tutoria inicia-se com um primeiro contacto por parte das famílias e/ou, eventualmente, do próprio aluno. Esse contacto pode ser feito por email, telefone ou pessoalmente. No seguimento desse primeiro contacto, é pedida a descrição da situação por escrito e é agendada uma reunião com os pais e o aluno.

O processo de tutoria inicia-se com um primeiro contacto por parte das famílias e/ou, eventualmente, do próprio aluno. Esse contacto pode ser feito por email, telefone ou pessoalmente. No seguimento desse primeiro contacto, é pedida a descrição da situação por escrito e é agendada uma reunião com os pais e o aluno.

Asset 37

REUNIÃO E DIAGNÓSTICO

REUNIÃO E DIAGNÓSTICO

REUNIÃO E DIAGNÓSTICO

Como resultado da descrição por escrito e da reunião, nasce o diagnóstico que servirá de referência para o início do trabalho de tutoria. Com base no diagnóstico, fazemos uma proposta de tutoria ao aluno (e à família) que é, posteriormente, completada e formalizada pela assinatura de um contrato de 6 meses entre as três partes.

Como resultado da descrição por escrito e da reunião, nasce o diagnóstico que servirá de referência para o início do trabalho de tutoria. Com base no diagnóstico, fazemos uma proposta de tutoria ao aluno (e à família) que é, posteriormente, completada e formalizada pela assinatura de um contrato de 6 meses entre as três partes.

Como resultado da descrição por escrito e da reunião, nasce o diagnóstico que servirá de referência para o início do trabalho de tutoria. Com base no diagnóstico, fazemos uma proposta de tutoria ao aluno (e à família) que é, posteriormente, completada e formalizada pela assinatura de um contrato de 6 meses entre as três partes.

Asset 42

PROPOSTA E RELATÓRIOS DE PROGRESSO

PROPOSTA E RELATÓRIOS DE PROGRESSO

PROPOSTA E RELATÓRIOS DE PROGRESSO

São elaborados e apresentados em reunião relatórios de progresso ao fim de cada 3 meses. Ao fim dos 6 meses de contrato da proposta, é feita a avaliação do percurso feito e tomada a decisão sobre os próximos passos, sejam eles de renovação, passagem para a fase de autonomia ou procura de uma outra solução.

São elaborados e apresentados em reunião relatórios de progresso ao fim de cada 3 meses. Ao fim dos 6 meses de contrato da proposta, é feita a avaliação do percurso feito e tomada a decisão sobre os próximos passos, sejam eles de renovação, passagem para a fase de autonomia ou procura de uma outra solução.

São elaborados e apresentados em reunião relatórios de progresso ao fim de cada 3 meses. Ao fim dos 6 meses de contrato da proposta, é feita a avaliação do percurso feito e tomada a decisão sobre os próximos passos, sejam eles de renovação, passagem para a fase de autonomia ou procura de uma outra solução.

Conheça agora os instrumentos essenciais à tutoria.

Conheça agora os instrumentos essenciais à tutoria.

Conheça agora os instrumentos essenciais à tutoria.

Acompanhamento46

DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO

DIAGNÓSTICO

Nasce a partir da descrição por escrito realizada pela família do aluno e da reunião entre aluno, família e tutor. Contém informações como a caraterização geral, definição do problema, propostas para resolução desse mesmo problema e expetativas relativamente à Academia Ten.

Nasce a partir da descrição por escrito realizada pela família do aluno e da reunião entre aluno, família e tutor. Contém informações como a caraterização geral, definição do problema, propostas para resolução desse mesmo problema e expetativas relativamente à Academia Ten.

Nasce a partir da descrição por escrito realizada pela família do aluno e da reunião entre aluno, família e tutor. Contém informações como a caraterização geral, definição do problema, propostas para resolução desse mesmo problema e expetativas relativamente à Academia Ten.

Acompanhamento20

CONTRATO DE COMPROMISSO

CONTRATO DE COMPROMISSO

CONTRATO DE COMPROMISSO

Durante as primeiras semanas, cada aluno celebra um contrato de compromisso onde define as metas a atingir, os objetivos específicos para cada meta, as estratégias a adotar, os instrumentos de trabalho e o prazo para avaliação do percurso feito.

Durante as primeiras semanas, cada aluno celebra um contrato de compromisso onde define as metas a atingir, os objetivos específicos para cada meta, as estratégias a adotar, os instrumentos de trabalho e o prazo para avaliação do percurso feito.

Durante as primeiras semanas, cada aluno celebra um contrato de compromisso onde define as metas a atingir, os objetivos específicos para cada meta, as estratégias a adotar, os instrumentos de trabalho e o prazo para avaliação do percurso feito.

d

MURAL DE METAS

MURAL DE METAS

MURAL DE METAS

Temos um mural onde os alunos, quando se sentem confortáveis e motivados nesse sentido, podem tornar públicas as metas que tentarão alcançar. Desta forma, não apenas é reforçado o compromisso do próprio com cada meta como se procura criar uma dinâmica coletiva de conquista de metas, valorizando a partilha das metas entre todos e reconhecendo que o outro que caminha ao lado pode ter um papel importante no meu percurso, e vice-versa.

Temos um mural onde os alunos, quando se sentem confortáveis e motivados nesse sentido, podem tornar públicas as metas que tentarão alcançar. Desta forma, não apenas é reforçado o compromisso do próprio com cada meta como se procura criar uma dinâmica coletiva de conquista de metas, valorizando a partilha das metas entre todos e reconhecendo que o outro que caminha ao lado pode ter um papel importante no meu percurso, e vice-versa.

Temos um mural onde os alunos, quando se sentem confortáveis e motivados nesse sentido, podem tornar públicas as metas que tentarão alcançar. Desta forma, não apenas é reforçado o compromisso do próprio com cada meta como se procura criar uma dinâmica coletiva de conquista de metas, valorizando a partilha das metas entre todos e reconhecendo que o outro que caminha ao lado pode ter um papel importante no meu percurso, e vice-versa.

b

RELATÓRIOS DE PROGRESSO

RELATÓRIOS DE PROGRESSO

RELATÓRIOS DE PROGRESSO

Os relatórios de progresso são instrumentos descritivos do percurso realizado ao longo de 3 meses. São elaborados pelo tutor e entregues e apresentados aos pais e aluno numa reunião no final de cada 3 meses.

Os relatórios de progresso são instrumentos descritivos do percurso realizado ao longo de 3 meses. São elaborados pelo tutor e entregues e apresentados aos pais e aluno numa reunião no final de cada 3 meses.

Os relatórios de progresso são instrumentos descritivos do percurso realizado ao longo de 3 meses. São elaborados pelo tutor e entregues e apresentados aos pais e aluno numa reunião no final de cada 3 meses.

Como dissemos acima, o primeiro passo é contactar-nos.
Como dissemos acima, o primeiro passo é contactar-nos.
Como dissemos acima, o primeiro passo é contactar-nos.

Gostava de marcar uma visita?

Gostava de marcar uma visita?

Gostava de marcar uma visita?

Juntos crescemos firmes, livres e comprometidos com o mundo.