Modelo de desenvolvimento humano centrado na relação, com base nos pressupostos de que educamos quando facilitamos relação e a promoção da responsabilização e autonomia em processos de aprendizagem é fundamental.
O método TEN resulta de uma reflexão que cruza referências de diferentes áreas, nomeadamente psicologia, filosofia e antropologia.
Aprender a conhecer e a fazer: encarar o processo de aprendizagem e conhecimento como um fim em si mesmo, criar uma relação positiva e afetiva com a aprendizagem. A importância de cativar para a aprendizagem/ conhecimento.
Aprender a ser: desenvolver o autoconhecimento, empatia, valorizar a diferença e capacidade para o diálogo e cooperação.
Aprender a viver com os outros aprofundar a reflexão sobre a importância da democracia e o papel de cada um enquanto cidadãos ativos, com pensamento crítico e comprometidos com o mundo que nos rodeia.
- Um mundo em crescente mudança que exige uma constante capacidade de adaptação e superação;
- 1 em cada 3 jovens portugueses têm um mindset fixo, ou seja, não acreditam na sua capacidade de evolução e superação (PISA, 2018 - Sky’s the limit: Growth mindset, students, and schools in PISA);
- O “elevador social” está avariado em Portugal: o índice de escolarização da população ativa é o mais baixo da Europa (PISA, 2018); os rendimentos do agregado familiar e escolarização dos pais – sobretudo da mãe – são os principais preditores de sucesso escolar.
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