ESTUDO E ATIVIDADES
Recebemos quem nos procura a partir de um lugar de segurança e acolhimento.
Privilegiamos um caminho de encontro consigo próprio e com o momento vivido, promovendo crescimento, mudanças internas positivas e literacia emocional.
O acompanhamento poderá ser individual ou em grupo. Orientação clínica ou educacional, dependendo da idade, situação vivida ou especificidade de cada pessoa.
As nossas salas de estudo são um lugar de trabalho autónomo, onde cada aluno começa por fazer o seu ponto-de-situação e definir um plano de trabalho para a tarde.
A equipa TEN acompanha o trajeto de cada aluno e apoia na organização e consolidação de métodos de estudo eficazes, de acordo com as características de cada um. Também em sala de estudo se resolvem dúvidas da escola, se trabalha em colaboração com outros alunos e se realizam outras propostas que aproximam cada aluno da sua meta.

Atividades
Todas as tardes há atividades em grupo, segmentadas por idades, com o objetivo de promover o encontro com o outro e o desenvolvimento de competências pessoais em diferentes áreas.

Pré escolar, 1º ciclo, 2º ciclo
Com o mote Aprender, são atividades que promovem o desenvolvimento de competências essenciais à aprendizagem, como a criatividade, o raciocínio lógico, a memória e o pensamento crítico.
- Darte – Ser, com arte
- Xadrez – Pensar estrategicamente
- Código e Robótica – Programar e construir
- Mãos à Obra – Imaginar e criar
- BRICKadeira – Pensar através do Lego
- Rangers na Escola – programa de desenvolvimento dos pré-requisitos da leitura e da escrita. Saber mais aqui.
3º ciclo e Secundário
Com o mote Pertencer, são atividades de encontro e partilha que promovem o autoconhecimento, a literacia emocional, a empatia e a capacidade de se projetar no futuro, partindo do sentimento de verdadeira pertença a um grupo.
- A tua Vez – pensar o meu futuro
- Study Lab – aprender a estudar
- Pay it forward – serviço à comunidade
- Grupos de desenvolvimento – partilhar e crescer juntos
Tempos Livres
O convívio e a brincadeira fazem parte de todas as tardes TEN. Seja no campo de futebol, no escorrega, a conversar ou a jogar jogos de tabuleiro, as pausas no estudo são sempre bem aproveitadas por todos.
Estes são momentos muito valorizados, onde ninguém é deixado sozinho e os telemóveis ficam guardados na mochila.

Estudos
As nossas salas de estudo são um lugar de trabalho autónomo, onde cada aluno começa por fazer o seu ponto-de-situação e definir um plano de trabalho para a tarde.
A equipa TEN acompanha o trajeto de cada aluno e apoia na organização e consolidação de métodos de estudo eficazes, de acordo com as características de cada um. Também em sala de estudo se resolvem dúvidas da escola, se trabalha em colaboração com outros alunos e se realizam outras propostas que aproximam cada aluno da sua meta.

Atividades de Grupo
Atividades
Todas as tardes há atividades em grupo, segmentadas por idades, com o objetivo de promover o encontro com o outro e o desenvolvimento de competências pessoais em diferentes áreas.

Pré escolar, 1º ciclo, 2º ciclo
Com o mote Aprender, são atividades que promovem o desenvolvimento de competências essenciais à aprendizagem, como a criatividade, o raciocínio lógico, a memória e o pensamento crítico.
- Darte – Ser, com arte
- Xadrez – Pensar estrategicamente
- Código e Robótica – Programar e construir
- Mãos à Obra – Imaginar e criar
- BRICKadeira – Pensar através do Lego
- Rangers na Escola – programa de desenvolvimento dos pré-requisitos da leitura e da escrita. Saber mais aqui.
3º ciclo e Secundário
Com o mote Pertencer, são atividades de encontro e partilha que promovem o autoconhecimento, a literacia emocional, a empatia e a capacidade de se projetar no futuro, partindo do sentimento de verdadeira pertença a um grupo.
- A tua Vez – pensar o meu futuro
- Study Lab – aprender a estudar
- Pay it forward – serviço à comunidade
- Grupos de desenvolvimento – partilhar e crescer juntos
Convívio
Tempos Livres
O convívio e a brincadeira fazem parte de todas as tardes TEN. Seja no campo de futebol, no escorrega, a conversar ou a jogar jogos de tabuleiro, as pausas no estudo são sempre bem aproveitadas por todos.
Estes são momentos muito valorizados, onde ninguém é deixado sozinho e os telemóveis ficam guardados na mochila.

Testemunhos
O que procuramos trabalhar
Individualidade e Autoestima
Procuramos reforçar a autoestima dos alunos, ao ajudar a reconhecer o seu valor e competências. Através de atividades que promovem o autoconhecimento e o respeito pela individualidade.
Autonomia
Trabalhamos para que os alunos se tornem independentes nas suas escolhas e ações. Procuramos cultivar a capacidade de tomar decisões e resolver problemas de forma autónoma.
Planeamento
Trabalhamos com os alunos a organização e o planeamento das suas tarefas e objetivos. Ensinar a priorizar, a dividir grandes objetivos em etapas menores e a gerir o tempo de forma eficaz são competências chave para garantir o sucesso.
Metodologia
Ajudamos no desenvolvimento de estratégias eficazes de estudo, personalizadas ao estilo de aprendizagem. Ensinamos a planear e a organizar o tempo de estudo, com técnicas de memorização e métodos de resolução de problemas.
Concentração
A concentração é fundamental para o sucesso académico e pessoal, sendo trabalhada através de técnicas que favorecem a gestão do tempo e a eliminação de distrações, permitindo aos alunos maximizar o seu potencial de aprendizagem.
Criatividade
Na TEN Academia incentivamos o pensamento divergente, a curiosidade e a adaptação, num ambiente onde a inovação e a autoexpressão são valorizadas.
Pensamento crítico
Pretendemos que os alunos desenvolvam uma mente aberta e curiosa, capaz de argumentar de forma lógica, avaliar diferentes perspectivas e tomar decisões informadas, tanto no contexto académico como na vida quotidiana.
Competências
Através de atividades de grupo, aprendizagem colaborativa e resolução de conflitos, os alunos são incentivados a melhorar a sua comunicação, a capacidade de trabalhar em equipa e a sua competência em estabelecer relações saudáveis e positivas.
Autoconhecimento
Ajudamos os alunos a desenvolverem autoconhecimento, ao refletirem sobre as suas emoções e comportamentos. Isto permite identificar pontos fortes e áreas a melhorar, promover a autoestima e a gestão emocional.